sábado, 30 de maio de 2009

HINO ACREANO

Copa 2014: saímos ganhando!


Na verdade, mesmo, o Acre concorria duplamente por subsediar a Copa do Mundo, uma por causa de Rio Branco, no que- embora trocada por Manaus- saiu ganhando. Nunca tínhamos ousado tanto quanto ousamos dessa vez.

Ninguém se iluda,mas o Acre conseguiu fazer a FIFA e a CBF adiarem de maneira discreta, muito sutil o anúncio das últimas cidades escolhidas, em muito, por respeito ao nosso novo papel no cenário nacional e internacional como terra preocupada com a preservação ambiental.

De outro lado, quando Natal tirou as chances de Florianópolis, o Acre perdeu porque o acreano Carlão, nosso ex- craque do Vôlei, também não conseguiu emplacar.

Carlão, que nasceu em Rio Branco, chegou a esnobar o governo do Estado quando chegou a ser esperado para tomar posse como secretário de Esportes e Turismo, mas preferiu encampar a candidatura catarinense. No final, nem mel nem cabaça.

O fato é que, para nós, tudo foi positivo nesse processo. E ainda teremos a chance de assistir aos jogos aqui nas biqueiras. O pessoal de Cruzeiro do Sul, então, vai até de canoa.

Nosso próximo grande sonho pode ser sediar uma Olimpíada. Porque não?

Se Galvez e os nossos avós não tivessem sonhado em fazer disso aqui um país, nem seríamos Estado brasileiro.

Parabéns aos acreanos que nunca param de sonhar!

COPA 2014

VALEU PRA NÓS!
A FIFA vai anunciar neste domingo os nomes da cidades que serão sede e subsedes da Copa 2014, mas não teremos nossa Rio Branco entre elas. Pior pra a FIFA! PIor pra a Copa 2014!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dos cuepos de Cuoca- cuela

O Hotel La Hacienda, no coração de Miraflores, era também um cassino e a comitiva de empresários, políticos e jornalistas acreanos, que mal tinha chegado de Puerto Maldonado, àquela noite decidira conhecer o Bacará e entupir o bucho de Pisco.

O recado na Portaria dava conta de que o Presidente Fujimóri teria “satisfación” de receber aquela penca de jornalistas para uma viagenzinha à Zona Roja, onde o governo prendera, fazia pedaço, o líder do grupo terrorista Sendero Luminoso, por nome Abimael Guzman. A reportagem estava eufórica, mas ninguém recuara diante do conforto do La Hacienda, agenda marcada para de bem manhãzinha. Os políticos e empresários (bah!) ... eles que fossem fazer negócios.

A reportagem acordou cedo. Todo mundo havia ido deitar com o bucho tufado de Pisco e amanhecia com aquele gosto de corrimão de leprosário na boca.

Quem sai de Rio Branco para entrar no Peru tem que, primeiro, conhecer a parte mais difícil, que é pegar um teco- teco até Maldonado, depois esperar um Boeing lá para, só depois, subir a Cuzco e, então, rumar a Lima, um trololó amuado. Nesse percurso as roupas da Reportagem estavam engilhadas e a iminência do embarque ao lado de Fujimóri rumo a Puno atubibava a todos, loucos para resolver as pendengas e azular, pra não perder a chance.

- Liga para Servício de cuarto! Disse o colega ao irrequieto e ainda meio zuruó cinegrafista Josenir Melo. Obediente, ele...

- Alô?

E do outro lado da linha: - Sí, señor, que desea?

- Senhora, eu quero passar mi roupa!

Aquilo deve ter fervido o juízo da atenciosa mulher do Serviço de Quarto, que, ainda assim, decidiu considerar o Portunhol e perseverou.

- Non comprendo...

E o Josenir, se aperreando.

- Senhora, Jô quiero engomar mi roupa!

- Señor, non comprendo...o que desea?

Virando- se para o colega de quarto, Josenir, apoplético, desabafa: - A buesta dessa mulher não entende patavina de Espanhol!

E ela, ainda resistente: - Senõr, non desea planchar La roupa?

E ele: - Plante essa mierda!

- Triimm!

A campainha soou minutos depois no apartamento, quando a boa mujer recolheu a roupa para planchar, momentos de angústia de quem não fazia idéia do que aconteceria com um terno velho amarrotado para a viagem.

Roupa- Graças a Dios! devidamente planchada e aquele gosto de cabo de guarda- chuva na boca, Josenir confessa:

- Tô com uma sede lascada!

- Liga pro Servício de Cuarto!

- Triiimm! tocou o telefone no zuvido da boa mujer.

- Senhora! disse o sotaque tarauacaense do outro lado da linha, clamando em Portunhol Clássico:

- Senõra, Jô stôi con siêde. Quiero una Cueca- cuola com hiêlo! Si, uma Cuoca- cuela e, por fabor, com dos cuepos!

E viajamos para Ruliaca, com roupa planchada e o bucho tufado de Cueca.

MINIDICIONÁRIO DE ACREANÊS

PISCO – Tipo de cachaça deles lá.

PENCA – Ruma.

ZURUÓ – Zonzo

DE MANHÃZINHA – Cedinho da manhã

TUFADO – Cheio, lotado.

TECO – TECO – Avião pequeno de hélice

TROLOLÓ – Confusão

ENGILHADO – Amassado; encolhido

ATUBIBADA – Perturbada

PENDENGA – Pendência; arenga

AZULAR – Correr; rumar

quinta-feira, 28 de maio de 2009

ELVIS CANTA A POLÍTICA DO ACRE

Bridge over troubled water( Elvis Presley), para o leitor!
É só clicar num dos quadros da Barra de Vídeo e curtir.

ÁGUAS TURBULENTAS

Depois que resolveu pular da pinguela e deixou o governo ao assumir que será candidato a deputado, o empresário José Bestene(PP), ao que tudo indica, está cobrando algo dos seus aliados.
O que se fala nos bastidores do Governo é que o companheiro - e próspero - ex- presidente do DEAS Zë Raimundo Barrozo Bestene teria escolhido bater no presidente do Saerb, Semmy Ferraz, apostando que, como é de praxe, ninguém no governo vai defender o matogrossense, e para obter duas coisas:
1- Não ser esquecido pela mídia na sua pré- campanha. Já que não deverá ser convidado a ocupar, mesmo, nenhum outro cargo relevante até efetivar sua candidatura- daqui a 13 meses.
2- Passar à sociedade a idéia de independência e tentar intimidar o governo ameaças sutis sobre o poder de "causar estragos", como fez o deputado Sérgio Petecão nas eleições passadas.
Na verdade, nem Bestene nem ninguém hoje sabe se estará- ou se será conveniente estar- ao lado do governo nas eleições do ano que vem.
Na FPA o clima é de traição iminente.
Desde que resolveu dizer que "o Acre tem governo", na verdade o Governador Binho Marques, talvez tentando o contrário, consolidou no papel de lider da Frente Popular o ex- governador Jorge Viana.
O faz- tudo é, desde síndico de Rio branco a encanador do governo. Pra tudo só dá Jorge.
Mas o aparente caos tem outro componente importante: os "aliados"do governador Binho Marques - grande parte da mídia- estão vendo a agência de publicidade oficial do governo, da Prefeitura de Rio Branco e do PT, a Companhia de Selva, gerenciando a distribuição da verba publicitária que passa de 15 milhões deixando fazer água o barco dos empresários do setor.
Para se ter uma idéia, só ontem a agência não - governamental de propaganda começou a pedir as faturas relativas ao mês de março.
Tem parte da imprensa latindo no terreiro pra economizar cachorro,e, irada, tentando dizer a Binho que "no Acre tem imprensa". Haja Jorge! Haja água! Haja baba!
Uma pessoa próxima a Jorge Viana disse ao blog que ele já teria pensado em largar o cargo de conselhieor da Helibrás, que o projeta nacionalmente e internacionalmente, para ficar só no Acre, cuidando do projeto político da FPA, que hoje parece a estrada do Quinarí: nem duplica nem sai de cima.

domingo, 24 de maio de 2009

CARIOCA PARA SUPLENTE DE JORGE VIANA!

Começou neste final de semana, sob a batuta do Secretário de Imprensa e suplente do senador Tião Viana, Aníbal Diniz, a campanha pela escolha do popular assessor Especial Francisco Carioca rumo à Suplência do ex- governador Jorge Viana, que- conforme as articulações internas à Frente Popular do Acre, deverá sair candidato ao Senado no ano que vem, se o senador Tião Viana for confirmado candidato ao governo.
Deputados estaduais da base do governo, no entanto, murmuram pelas alcovas que o prestigiado professor Carioca, na verdade, sairá candidato a uma cadeira na Assembléia, concorrendo com os parlamentares que apóiam o governo.
Há quatro anos, conteúdos como o que foi produzido por orientação direta deAníbal Diniz e assinada por Tatiana Campos e distribuida pela Agência de Notícias do Governo em todos os jornais de hoje e que enaltecem os feitos de Carioca como negociador credenciado junto a políticos e servidores públicos, foram a senha da candidatura do próprio assessor de Comunicação a suplente de Tião Viana.
Junto com a exaltação a Carioca, a Agência de Notícias também informa sobre promoções de oficiais da PM nesta segunda-feira.
Esta matéria, também distribuída aos jornais, porém, pretenderia dividir o impacto negativo da pesquisa publicada em A Tribuna, edição de hoje, em que as negociações com os policiais militares e demais setores igualmente em "estado de greve" estão provocando na popularidade do governo Binho Marques. Segundo a pesquisa Data control/ A Tribuna, 73,8 por cento da sociedade acham justa a luta dos policiais por aumento de salários.
Leia mais nos jornais deste domingo e no site www.agencia.ac.gov.br.

Continua pressão do Governo a policiais militares, mas pesquisa diz que povo apóia soldados


O Comando Geral da PM, pressionado por assessores palacianos e legalismo interno, não está abrindo mão de punir policiais que participaram do Manifesto de 4 de Maio.
Esta semana o Major Werles Rocha, que lidera a AME- Associação dos Militares Estaduais recebeu acusações formais de descumprimento do Regimento Disciplinar da corporação, começou a se defender, também por escrito, e, conforme o blog anunciou há dias, espera voz de prisão a qualquer momento.
Mas nem tudo é ceviche para o governador Binho Marques, que está em viagem oficial liderando um mói de políticos, empresários e assessores, buscando ampliar a indústria do turismo do Acre em Machu Pichu, Peru.
O governador viajou já sabendo resultados de pesquisa encomendada pelo diário A Tribuna, de Rio Branco, que constatou que o movimento dos policiais militares e bombeiros do Estado por melhores salários e condições de trabalho tem aprovação de quase 74 por cento da população acreana.
A pesquisa foi publicada hoje e está reproduzida no blog da AME ( www.ame.blogspot.com), confirmando que a popularidade do governo está sendo abalada pelo siribôlo, que já dura mais de mês.
As negociações iniciadas há duas semanas entre representantes dos manifestantes e o governo continuam, mas o relacionamento entre a tropa e o Palácio não avançam. Há risco de exageros caso - como insistem no governo- o Major Werles Rocha e outros acusados de rebelião contra o Comando sejam efetivamente punidos. Oficiais acusados de participar ou se omitirem diante do Manifesto já foram exonerados "a pedido", como os comandantes da Companhia de Trânsito dos Bombeiros e do COE.
A tese do Palácio é de que militares não podem fazer greve. Os soldados dizem que apenas realizaram manifesto pacífico e ordeiro.
O blog dos soldados afirma que o governo mente e manda mentir através das notícias de que havia militares armados no manifesto de 4 de Maio, que interrompeu o trânsito em frente ao Gabinete do Governador e que acabou por criar a embuança,.

sábado, 23 de maio de 2009

Ainda há homens que se constrangem ao serem flagrados com as calças na mão

Da Agência Estado:

Dois deputados do Partido Conservador britânico, de oposição, e um do Partido Trabalhista, do governo, anunciaram hoje que não vão tentar reeleger-se nas próximas eleições parlamentares, depois de revelado que eles usaram recursos públicos para fins particulares.

O deputado Peter Viggers tentou incluir em sua conta de despesas oficiais um gasto de 1.645 euros (US$ 2.600) com a construção de uma casinha para patos em sua fazenda. "Fiz um grave e ridículo erro de julgamento. Estou envergonhado e humilhado e peço desculpas".

Além dos gastos com a casinha dos patos, nos últimos três anos Viggers tentou obter reembolso dos cofres públicos por 30 mil euros (US$ 47.660) por despesas com jardinagem em suas propriedades.

O deputado conservador Andrew McKay anunciou que não disputará um novo mandato; há poucos dias, depois de revelado que ele recebia um auxílio-moradia do Parlamento, embora já tivesse sua própria residência em Londres.

No começo da semana, McKay havia renunciado ao posto de assistente especial do líder do Partido Conservador, David Cameron. "Acredito que eu seria uma distração, num momento em que David está trabalhando para eleger-se primeiro-ministro", afirmou McKay.

Sua mulher, a também deputada Julie Kirkbride, do mesmo partido, também está sendo pressionada a renunciar. Organizadores da campanha disseram que esperam reunir até o começo de junho 10 mil adesões de eleitores a um abaixoassinado exigindo que ela deixe o cargo.

Já o deputado Ian McCartney, ex-presidente do Partido Trabalhista, disse neste sábado que não tentará a reeleição, por "motivos de saúde". Na semana passada, McCartney havia anunciado que devolveu aos cofres públicos 15 mil euros (US$ 23.800) que havia usado para pagar por copos de vinho e champanha, sofás e outros objetos de luxo.

CÃO DANADO



As obras estruturantes do Acre não servem apenas para atolar o avião do Lula e o Sindicato da Construção Civil, ao contrário do que afirmam traficantes peruanos.

Esta semana um cachorro doidão, identificado pela alcunha de Eno, cheirou 9 quilos de pó na cara dos seus colegas da Polícia Federal que davam bacu num ônibus fura - greve em Epitaciolândia. O casal de mineiros de Ipatinga que carregava a droga disse que era “pó - de- queijo``, mas acabou preso.

O cão noiado, porém, disse “Au - au!” e foi cheirar um telefone celular da Claro na Estrada do Quinarí.

Viciou!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Chico de Brito, em ping-pong com o Pinto

BESTENE PULA DA PINGUELA



Arre!
Nem os bombeiros conseguiram evitar que o ex- deputado José Bestene(PP) desse um cangapé e caísse nágua depois de assumir durante reunião de secretários e o governador Binho, sexta-feira passada, que está, sim, senhor!, em campanha.
No DEAS - antiga Sanacre- se diz que Bestene não move moínhos, mas, no governo, tem gente só esperando o banzeiro do senador Tião Viana.

domingo, 17 de maio de 2009

ELEIÇÕES 2010

Num furo espetacular de reportagem, o correspondente Chico de Brito conseguiu uma entrevista coletiva exclusiva com o governadorável do PMDB.

A seguir, um ping - pong com o Pinto, direto do puleiro oposicionista.

CB – Tem gente que te acha ainda um frangote...

PTO- Eu até cresço mais quando mexem comigo.

CB - Seu pai ficou de fora quatro vezes, você acha possível entrar de cara?

PTO – Eu não sou de encolher.

CB – Dizem que o Flaviano Melo tá te empurrando, carregando você nas costas.

PTO – É você que tá dizendo.

CB – A oposição é mole?

PTO – Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás!

CB – Ah! Você é de esquerda?

PTO – De centro.

CB – A campanha será dura?

PTO – Duro estou eu, que sou oposição.

CB – ´Gua!! Mas você anda ciscando pelo interior...

PTO – O povo quer ver o Pinto.

CB – Crê que vai ganhar?

PTO – Ninguém segura o Pinto, mas não posso contar com o ovo...

CB – Obrigado!

PTO – Piu!

sábado, 16 de maio de 2009

sexta-feira, 15 de maio de 2009

quinta-feira, 14 de maio de 2009

TOMBO DE ELITE

Comandante dos bombeiros "pede pra sair"

Como o blog anunciou semana passada, o Coronel Henrique Barbosa não é mais o Comandante dos Bombeiros.
Segundo o deputado Moisés Diniz, Líder do Governo na Assembléia, ele "pediu pra sair".
'Guá!

WERLES SERÁ PRESO, MAS TERÁ DIREITO A AMPLA DEFESA

Direito a ampla defesa, garantia ao contraditório, todo o rito processual legal peculiar ao funcionário público militar no grau de Oficial da Ativa, tudo será aplicado pelo Comando da Polícia Militar, que acusará o Major PM Werles Rocha de descumprir, entre outros, o Artigo 70 do Código Disciplinar da Polícia Militar.
O regulamento estabelece normas de comportamento que vedam ao militar fazer comentário público que constranja superior hierárquico.
Werles Rocha, no auge do Manifesto de 4 de Maio, teria declarado a veículos de comunicação locais, entre outras coisas, que seu comandante "não está nem aí"para a tropa, porque "tem aposentadoria"etc.
A PMAC usará contra ele os vídeos que o próprio blog oficial dos Policiais Militares disponibilizou no www.youtube.com, postados após terem sido veiculados em emissoras de televisão de Rio Branco. Neles constam as declarações do oficial.
Para assistir aos vídeos, siga links a partir do www.ameac.blogspot.com.
Os policiais também postaram a mais nova Portaria do Comando Geral.
O Governo estaria buscando a formação de um grupo de assessores políticos com trânsito entre a tropa para contornar a crise.
O ex- governador Jorge Viana, que esteve com o governador Binho Marques na semana passada, buscando o fim do impasse, está na capital e pode ser um dos "bombeiros", como de costume.

LÍDER DO MANIFESTO DOS PM'S PODE IR PRA CADEIA AINDA HOJE


O Major Werles Rocha dá como certo- e é verdade- que ele pode ser preso entre hoje e amanhã por ter descumprido Regulamento ao ter liderado a paralização da tropa no chamado Manifesto de 4 de Maio, quando tanto militares da PMAC como do Corpo de Bombeiros acamparam na porta do Gabinete do Governador Binho Marques forçando o governo a sentar para negociar as suas reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho. Fonte fidedigna deste blog garante que ele será , mesmo, preso, com base no Regulamento Disciplinar da PM.
Depois de uma reunião positiva e pacífica com o Comando e a equipe do governador Binho Marques no inicio da semana, quando os policiais e bombeiros aceitaram proposta de solução parciais dos problemas que apontavam, o Comando Geral baixou portaria em que limita, com base no Estato da Policia Militar o uso da farda, de armamento, viaturas e bens próprios do Estado em manifestações, entre outras restrições, o clima na corporação é de perplexidade e de desconfiança de que tudo não tenha passado de um "trote", e os soldados tenham sido enganados, segundo a AME.
O blog oficial dos policiais militares( www.ameac.blogspot.com) está anunciando estréia do "Diário de um prisioneiro", levando a crer que, em caso de efetivação da prisão do Major Werles Rocha, o site será abastecido de dentro do xadrez.

DEU NO AC24HORAS.COM


PDF Imprimir E-mail
NILSON MOURÃO SABOTA REFERENDO SOBRE FUSO HORÁRIO DO ACRE
Por conta de uma manobra política do deputado federal Nilson Moura (PT-AC), a proposta do referendo popular que estabelece consulta popular sobre a mudança de fuso horário no Acre, deixou de ser apreciada ontem na Comissão de Constituição e Justiça da Camara dos Deputados. O projeto é de autoria do deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC) e atende reivindicação da sociedade acreana que é contra o projeto lei do senador Tião Viana (PT), que em junho de 2008, conseguiu deixar o Acre com uma hora de diferença em relação aos ponteiros do Distrito Federal. Amazonas e Pará, também seguiram a lei nº 11.662.

Alegando que a proposta de Flaviano Melo deveria ainda passar por uma audiência pública, o deputado Luiz Couto (PT-PB), seguinte solicitação de Nilson Mourão, tirou a proposta de votação. Assessores do deputado Flaviano Melo, informaram que na manhã desta quinta-feira ele já comunicou a comissão que a consulta solicitada é exatamente o referendo popular. A CCJ garantiu que o projeto volta a pauta de discussão da comissão na próxima quarta, 20.

Roberto Vaz – Da redação ac24horas
Rio Branco, Acre

quarta-feira, 13 de maio de 2009

DEPUTADO TCHÊ E A PEDOFILIA


O deputado Luiz Tchê, que passou meses entre ameaçar e efetivamente propor a criação na Assembleia da CPI da Pedofilia anda mesmo estranho.
Marcou duas entrevistas em programas de tv e, de última hora, engalobou os jornalistas, sumiu. No inicio da semana, enquanto a Câmara Municipal firmava um pacto pela atenção às crianças e adolescentes do Acre, o deputado Luiz Tchê deixou autoridades cheirando a vara do Batista, causando constrangimento à casa.
Das duas, uma: ou Tchê não leva a sério o seu trabalho ou não leva a sério o problema da pedofilia no Acre.
Ou uma terceira alternativa: já conseguiu o que queria.
A CPI vai depender agora dos outros deputados que a compõem, mas que nasceu raquítica, nasceu.

terça-feira, 12 de maio de 2009

A ÁGUIA E A GALINHA



Uma metáfora da condição humana, porque blogar não é só sentar e escrever

Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros. Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.
- De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu criei como galinha.
Ela não é mas uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.
- Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar ás alturas. - Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: - já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe! A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas. O camponês comentou:
- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
- Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia.
E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga:
- Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
- Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma ultima vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico
kau-kau das águias e ergue-se, soberana, sobre se mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento...

E Aggrey terminou conclamando:

- Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos . Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar.

leonardo Boff