quinta-feira, 30 de julho de 2009

A TAL GOVERNABILIDADE, SEGUNDO O NOBLAT

Perdão, presidente! (Ou: Ensaio sobre a cegueira)

RICARDO NOBLAT

Peço desculpas públicas ao presidente da República por ter criticado seu comportamento diante da crise que abala o Senado e ameaça o mandato do senador José Sarney.

Precipitei-me. Fui leviano. Imaginei ter visto Lula interferir várias vezes na vida do Senado - antes da crise irromper e com ela em curso.

Antes: quando Tião Viana (PT-AC) foi ao Palácio do Planalto e saiu de lá com o sinal verde dado por Lula para disputar a presidência do Senado.

Antes: quando Sarney foi a Lula e jurou três vezes que não seria candidato.

Antes: quando Sarney voltou a Lula e disse que seria candidato atendendo a uma convocação do PMDB.

Antes: quando Lula então abandonou Tião e ficou com Sarney.

Depois que a crise foi detonada: quando ele afirmou que Sarney era uma pessoa incomum e que, portanto, merecia ser tratado como uma pessoa incomum.

Depois: quando ele disse e repetiu várias vezes que o Senado não poderia ser paralisado por denúncias publicadas diariamente pelos jornais - e desdenhou delas.

Depois: quando ele mandou Dilma Rousseff avisar a Sarney que o apoiaria para o que desse e viesse.

Depois: quando ele forçou o PT no Senado a mudar de posição e esquecer o pedido para que Sarney se licenciasse do cargo.

Depois: quando ele escalou o ministro José Múcio Monteiro, das Relações Institucionais, para desautorizar o líder do PT Aloizio Mercadante que voltara a defender a licença de Sarney.

Foi tudo um tremendo engano da minha parte. E não me consola o fato de que a maioria dos meus colegas também se enganou.

Fomos vítimas de um ataque de cegueira coletiva.

Lula disse hoje, irritado, que nada tem a ver com a crise do Senado. E disse também que a permanência de Sarney na presidência do Senado não é problema dele.

Foi uma declaração coerente com com suas atitudes recentes.

Sarney foi devolvido ao estágio anterior de homem comum.

Perdão, presidente!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO!

SÃO PAULO - Uma supercâmera capaz de enxergar objetos de até 20 metros de tamanho passará a vigiar a Amazônia do espaço a partir de 2011. A câmera ficará a bordo de satélites que voam a 778 quilômetros de altura, dão uma volta completa pela terra em cerca de 100 minutos. O objetivo desse 'vigilante eletrônico' é encontrar focos de desmatamento na região. A câmera acaba de ser entregue ao Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) e foi fabricada em São Carlos em São Paulo. Seu nome é MUX e ela ficará num satélite desenvolvido pelo Brasil em parceria com a China.

www.oglobo.com.br

A VITALINA E O PITEL

- Ai...ui, bebê! resmungava a vitalina.

-Ahh, neném! golfava de amor o pinto –calçudo, o romântico par da moça- velha, que havia estado no caritó até àquele encontro especial, no dia em que conheceu o homem de sua vida.

Ele era muito mais novo, mal tinha mojado. Mas aquele amor era como miséria em casa de pobre, nem acabava nem ficava pouco.

Tinham se conhecido num estrupício movido a pagode, numa esquina perto da casa dele, aonde ela sempre ia com as amigas, molhar a palavra e, quem sabe, tirar o atraso, coisa, aliás, que acabou acontecendo.

Foi na casa dela a primeira noite.

Ele cavalgou por toda a noite por aquela estrada colorida, num amor arrobertocarlizado que acabou por deixar a sujeita a cada dia mais embeiçada. Até que chegou ao ponto de se amigarem. Aquele amor ninguém empatava.

Mais velha e experiente, ela também tinha sua renda, por isso tomou a decisão de investir seus fundos no embonitamento do sorriso do pitelzinho.

Não era tão desabonitado- nem ela estava em condições de escolher muito- mas o que o tornava meio fraco das feições eram os dentes, só uns caquinhos laterais, com apenas o Ronaldinho plantado no meio, careado, mas firme.

- Vamos ao protético! lascou- lhe.

- Já é! concordou o até aí relutante Bred Pite da Colônia, convencido de que uma visitinha ao dentista não lhe faria mal nenhum.

E foram-se, apaixonados.

Poucos dias depois o caso espocou na Justiça Comunitária, um programa criado nos tempos do Pachêco pelo Tribunal de Justiça do Acre e fartamente ampliado pela Isaurinha.

Nos autos, a decepcionada querelante pedia indenização, porque, depois que restaurou o sorriso do seu amado com aquela chapa maravilhosa, o malino começou a não mais procurar sua companheira, falhando- segundo ela se queixara- em seus deveres conjugais. Não dava mais no couro e, ainda por cima, estava tendo o displante de deixar sua amada amante queimando Óleo 30 sozinha.

A pufia foi resolvida pela juiz Denise Bonfim, na Segunda Vara Cível de Rio Branco, com base na Lei Maria da Penha.

O cabra rangeu os dentes postiços, mas teve de cumprir a sentença e bancar ele mesmo as prestações da dentadura, pelo que- justiça feita- a decepcionada vitalina economizou os fundos, para investir em outro amor- bandido.

O caso entrou para os anais da Justiça Acreana.

 

MINIDICIONÁRIO DE ACREANÊS

VITALINA – Idosa que nunca se casou

GOLFAVA – Arrotava

MOÇA- VELHA – Solteirona

PINTO- CALÇUDO – Meninão

CARITÓ – Estado de solteirice

MOJADO – Saído da puberdade

ESTRUPÍCIO – Siribôlo festivo

MOLHAR A PALAVRA – Tomar um; beber álcool

TIRAR O ATRASO – Tirar o atraso, ora!

ARROBERTOCARLIZADO – À maneira de Roberto Carlos

EMPATAVA – Interrompia; fazia parar

EMBEIÇADA – Apaixonada

EMBONITAMENTO – Processo de tornar bonito

PITEL – Jovem bonito(a) amadurecido(a) precocemente

DESABONITADO – Que perdeu a beleza

FRACO DAS FEIÇÕES – Feio

ESPOCOU – Estourou; fez barulho

PACHÊCO – Ex-desembargador Jérsey Pachêco Nunes, que presidiu o Tribunal de Justiça do Acre

IZAURINHA – Desembargadora, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Acre

CHAPA – Prótese dentária, dentadura artificial

MALINO – Que pratica o mal; danado; hiperativo

QUEIMANDO ÓLEO 30 – Ardendo de amor

PUFIA – Porfia; contenda; disputa

quinta-feira, 23 de julho de 2009

CELULAR? Claro que está fora de área!

celular

Quem tenta fazer uma ligação por telefone celular CLARO em Rio Branco neste momento, tem que orar muito. Novamente, como virou triste rotina, os telefones da CLARO não estão funcionando.

Entrevista de Jorge Viana

O ninho da Frente Popular não anda tão pacífico como alguns analistas querem fazer crer, mas vale a pena ler a entrevista concedida ontem pelo ex- governador Jorge Viana, publicada no jornal Página 20 e postada por Roberto Vaz no ww.ac24horas.com

Quem souber ler, leia as entrelinhas, onde o conteúdo é bem melhor.

“O  fato de ter muitos nomes atrapalha?
Eu acho que não. O Carioca disse dia desses que a Frente Popular tem muitos nomes disponíveis, e é verdade, mas cada um sabe, ou pelo menos deveria saber, qual o seu papel. E na FPA todos nós sempre nos subordinamos à vontade da maioria. Não há espaço para imposições de candidaturas.”

quarta-feira, 22 de julho de 2009

BIOGRAFIAS E CADEIAS FEDERAIS

A última do presidente Lula ao Ministério Público Federal- aquele mesmo que acusa 40 de formarem uma quadrilha dentro do governo petista, no chamado Escândalo do Mensalão- é de que considere a biografia dos que acusar.

No caso presente, Lula empenha a sua própria biografia ao defender ex- arenista.

Se o MPF levar o pedido a sério, Sarney tá na cadeia! Biografia para tal é o que não lhe falta.

É SEMPRE BOM REVER CERTOS pré CONCEITOS

Pesquisa do Ibope Inteligência divulgada pelo jornal "Valor" semana passada revela isso com clareza: ao medir o grau de confiança em instituições, o Ibope constatou que os jornais possuem um índice de confiança da população de 60% (uma alta de cinco pontos sobre 2008!) - avaliação que fica acima, por exemplo, do grau de confiança depositado na Igreja (57%), nas multinacionais (53%) e no governo (22%). Ou seja, os jornais têm três vezes mais credibilidade do que o governo, segundo o Ibope.

Quando se mede as profissões, os bombeiros (97%) e os pilotos de aviação (83%) são os mais confiáveis, e os jornalistas estão muito bem posicionados, com 51% de avaliação positiva, acima de motoristas de táxi (40%) e policiais (26%). No pé da lista das profissões mais confiáveis estão, claro, os políticos, com magérrimos 2%.

Outra pesquisa, do grupo alemão GfK, que ouviu 17 mil pessoas em 16 países europeus, nos EUA e no Brasil, mostra que os jornalistas são a quinta profissão mais respeitada pelos brasileiros, atrás apenas de bombeiros, carteiros, médicos e professores. Na lanterna da pesquisa, nenhuma surpresa: os políticos conseguiram apenas 16% de credibilidade no Brasil.http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Deu no ac24horas.com

POPULAÇÃO FECHARÁ ESTRADA DE BOCA DO ACRE

A população vai armar barricadas e interditar neste domingo a BR 317, única ligação viária entre Boca do Acre e Rio Branco.

O alerta está sendo feito em Rio Branco pelo presidente da Câmara Municipal de Boca do Acre, Dr. Alysson Lima, que tem audiência marcada para semana que vem com o ex- governador Jorge Viana , de quem buscará apoio político para a solução do impasse com o Ibama.

O Acre conseguiu realizar o asfaltamento de 90 quilômetros do trecho dentro do seu território, mas, o governo do Amazonas, mesmo com dinheiro federal em caixa, tratores e homens acampados à espera de iniciar as obras, Boca do Acre continua a sofrer as conseqüências da insensibilidade de quem não conhece e não vive os dramas do isolamento da nossa população”, protesta Alysson. “

O vereador diz que, para o povo de Boca do Acre, não estão claros os motivos porque as obras ainda não começaram. “E é a mesma estrada, que já existe há cincoenta anos e continua sendo a principal aspiração da nossa gente. Que impacto ambiental, então, pode haver, agora, que não houve no trecho acreano, nem nos anos anteriores, pois a estrada já existe há tanto tempo?”, reclama.

Uma das preocupações de Alysson Lima é também com o tempo hábil para que as máquinas aproveitem o chamado “verão”, pois, com a proximidade dos meses de chuva, a cidade de Boca do Acre corre o risco de ver adiado por mais um ano o sonho do asfaltamento daquela rodovia..

A estrada será interditada nas primeiras horas de domingo e não há previsão de reabertura.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

CPI- Corínthians Pega Internacional

Triatubibado desde que decidiu pelear na CPI da Pedofilia, dep. Est. abagoado Luiz Tchê vem se agigantando nos Pampas em busca de colher depoimentos de envolvidos na exploração sexual de moradores de Pelotas, quer dizer, de menores do Acre.

Luiz Tchê já foi a bem umas duas sessões da CPI em Rio Branco, em que, além das gozações de corintianos de oposição, vem sendo perseguido, caluniado e forçado pelos perigosos representantes da imprensa gremista a dizer porque é que a tal Comissão não funciona.

Ainda ontem, depois de regalado churrasco, ainda abufelado numa cuia de chimarrão, o torcedor, digo, deputado, muito préo com os caminhos da pedofilia no Acre, deu outro xagão nos seus colegas de Assembléia, e foi até Bento Gonçalves, onde ouviu uns guris e gurias.

Revoltados com as medidas (?) de Tchê, seus nobres pares - no bom sentido, claro!- fincaram pé durante toda a semana, chegando ao ponto de ameaçarem forçar o deputado a comparecer às sessões da Assembléia pelo menos antes do final da atual legislatura.

Um parlamentar que não quis se identificar temendo a advogada Joana D’Arc, disse que, se algum dia ainda comparecer a uma reunião da CPI Luiz Tchê será submetido a ouvir dois bons desmentidos do líder Moisés, mas o trilegal parlamentar gaúcho nega que esteja de passagem marcada para qualquer cruzeiro pela costa do Brasil e que o único lugar onde espera ver o mar se abrir é em Lima, porque, disse, “o Peru é muito grande”.

Tchê, entretanto, anda ouvindo num MP3 que comprou a um muambeiro em Santa Maria uma música de Kleyton e Kledir e murmurando “deu pra ti, baixo astral...vou pra Porto Velho...Tchau!”. Nesta manhã, o viajante, digo, nobre representante do Bancrévea na Assembléia Legislativa decidiu visitar os jornais, começando pelo tradicional A...

Zero Hora, onde confessou aos repórteres que saiu mesmo da cidade e foi assistir a uma pelada( no bom sentido) onde o Rio Branco goleou o Sampaio Correia. Coisa, aliás, que qualquer um tem o direito de assistir, “porque deputado também é gente.” Diz ele.

Enquanto isso, em Rio Branco, os gremistas da base de sustentação começaram a ter CPI – Cumichão Pró Índio, e ameaçam convocar o secretário Pianko a depor sobre a novela “ Caminho das Índias”, um dos núcleos da dramaturgia assembleiana.

Tchê, porém, nem tchun!

Na semana que vem, se a Tam começar a voar de dia para Rio Branco, o dep. est.promete que, se não tiver nenhum jogo importante pela Libertadores da América, é bem capaz de visitar a terra de seu conterrâneo Plácido de Castro. Em off, Tchê disse que depois que todos que lhe criticam por causa da CPI da Pedofilia resolverem os casos de Paulinho Almeida, Neuzarí, Santa Rosa, José Bestene, Doutora Greice, Nakamura, Edgar de Deus e Jairon Nascimento, Merla/Dinha/Roberto Filho, Tácio de Brito, Pianko, Licitações, Dengue, Gripe Suína, entre outros”, vão á baixa da égua, que ele não dá o c. pra cheirar, que não é rosa. É Colorado!

Além do mais, indagado por nossa reportagem, que ainda está em quarentena depois de chegar de Cobija espirrando, sobre se vai ou não deixar a presidência da CPI da Pedofilia nas mãos do PC do B ou do PSDB, Tchê negou acusações do tucano Mazinho, de que a comissão é um balcão de negócios, onde alguém está ganhando uma fábula. E sentenciou: “ quem tem que correr atrás de lobo mau é a vovozinha!”, mas negou que tenha falado da dep. Est. Idalina Onofre.