sábado, 28 de novembro de 2009

ANOFELINO DENUNCIA PERSEGUIÇÃO


Xico de Brito - De Cruzeiro do Sul

Depois da etapa acreana da FENACOM - Feira Nacional de Colegas Metidos e o repúdio dos jornalistas à política do SPT - Sistema Prisional de Televisão, o mosquito anofelino evadiu-se do Juruá temendo perseguição do governo do PT e seus aliados em Cruzeiro do Sul, que agora deram cortinados pros eleit, digo, ribeirinhos se livrarem de malária, o que praticamente, segundo ele, inviabilizará o uso das Unidades de Atendimento Básico de Atenção à Saúde pelos candidatos da Base no ano que vem.Amufambado num pneu velho ao lado da Secretaria de Saúde em Cruzeiro do Sul, o inseto, que não quis gravar entrevista, reclamou que o governador do Acre, Tião Viana, o governador da Califórnia Árnobi Schuasbinhegger e o Barão deveriam perseguir era o Bocalom e o Aeds Egpity, e que deixem a família dele em paz.
O Anofelino disse achar que a distribuição dos cortinados é equivocada, e que deveria ser feita em Rio Branco, onde até o blindado secretário Caníbal Disdiz contraiu Dengue.


A FAZENDA

O novo sucesso do SPT - Sistema Prisional de Televisão, com Mâncio Lima, um Cordeiro e grande elenco ameaça aumentar a alícota do ICMS na venda de motos em 2010.Num posto fiscal pertinho de você!



AGORA A COISA VAI!

Preocupados com a escalada da violência em Rio Branco, deps. ests. da Base, já com tudo pronto para mais uma “rodada” em Ucayalli, se preparam para tomar uma. Uma atitude mais ousada para conter a marginalidade sem mandato. Os vereadores estaduais, depois de ganharem uma rabissaca histórica da mulher do Julhinho, a patroa Márcia Regina, se dividem. Walker Prado, por exemplo, acha que o Estado deve por nas ruas a Força-tarefa para pacificar lugares mais violentos, como o Pronto Socorro e programas de televisão.


O DOUTOR MARÃES E O FEIXE DE MULHERES SUSPEITAS

Noite alta, céu risonho ...tudo ia gegê quando o Doutor Marães, já alto, bispou na porta do Rio Branco Futebol Club. No freio, o jipe levantou poeira e quase barruou no meio-fio, trazendo mais ele um garajal de mulheres, todas resgatadas dos suntuosos salões do Taboquinha.
Ora, ali só se encastuava o Jeg- set regional, a dita Alta Soçaite acreana, que repelia sirigaitas como quem tange carapanã. O Dr. Marães era integrante dessa casta, sócio- proprietário e benemérito, homem maduro e de voz invulgar, rouca e baixa. Falava como um pinto debaixo duma lata, e era dado a pândegas.
Quando a poeira baixou, o nim de quengas atiçou, todas se preparando para adentrar ao recinto.
O Doutor Marães era discreto, mas, cearense, gostava de umas beiçadas na Cocal, e, quando chegou ali já havia bicado algumas, queimadas com Quinado e Bacardí.- Ordinário...marche! deu voz de comando ao plantel, se dirigindo à Portaria.
Àquela hora o siribôlo lá dentro já ia de vento em popa, ao som de The Birds, e o Rai- soçaite eram só plumas no salão, o tuíste correndo frouxo.
Quando se deparou com o Dr. Marães amancornado num cambão de sirigaitas, o porteiro quase teve um passamento.
- Dotô Marães! Disse, abismado.- Boa noite, meu filho!, respondeu, e já foi encangando as meninas umas nas outras para adentrar ao recinto.O porteiro o atalhou, a bem do próprio emprego, e foi contemporizando:- Dotô Marães, o senhor é sempre bem-vindo, mas, infelizmente, essas senhoras não vão poder entrar...- E porque não, meu filho?- Dotô, essas mulheres são suspeitas!- Suspeitas? Não, meu filho. Suspeitas não, elas são p. mesmo. Suspeitas são as que estão aí dentro!!!


MINIDICIONÁRIO DE ACREANÊS

GEGÊ- Joínha; beleza; (!)DR MARÃES - Câmara, dentista cearense famoso em Rio Branco até os Anos 80.ALTO - Que ingeriu bebida alcoólicaBISPOU - Aportou rapidamenteBARRUOU - Albarroou, bateu, atropelouGARAJAL - Montão; uma rumaTABOQUINHA - Antigo bordel do Bairro Bosque, na rua onde hoje fica o Bar dos Papudos, próximo ao 4 BISENCASTUAVA - Inseria, juntavaNIM - NinhoCOCAL - Aguardente de cana antigaTHE BIRDS - Conjunto musical acreano que tocava nos bailes de Rio BrancoAMANCORNADO NUM CAMBÃO - Carregando um cambão nos ombrosCAMBÃO - Pedaço de pau em que se carrega nos dois lados carga (baldes dágua, galinhas etc)PASSAMENTO - Desmaio; pilôra

Nenhum comentário:

Postar um comentário