quarta-feira, 22 de julho de 2009

É SEMPRE BOM REVER CERTOS pré CONCEITOS

Pesquisa do Ibope Inteligência divulgada pelo jornal "Valor" semana passada revela isso com clareza: ao medir o grau de confiança em instituições, o Ibope constatou que os jornais possuem um índice de confiança da população de 60% (uma alta de cinco pontos sobre 2008!) - avaliação que fica acima, por exemplo, do grau de confiança depositado na Igreja (57%), nas multinacionais (53%) e no governo (22%). Ou seja, os jornais têm três vezes mais credibilidade do que o governo, segundo o Ibope.

Quando se mede as profissões, os bombeiros (97%) e os pilotos de aviação (83%) são os mais confiáveis, e os jornalistas estão muito bem posicionados, com 51% de avaliação positiva, acima de motoristas de táxi (40%) e policiais (26%). No pé da lista das profissões mais confiáveis estão, claro, os políticos, com magérrimos 2%.

Outra pesquisa, do grupo alemão GfK, que ouviu 17 mil pessoas em 16 países europeus, nos EUA e no Brasil, mostra que os jornalistas são a quinta profissão mais respeitada pelos brasileiros, atrás apenas de bombeiros, carteiros, médicos e professores. Na lanterna da pesquisa, nenhuma surpresa: os políticos conseguiram apenas 16% de credibilidade no Brasil.http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

Nenhum comentário:

Postar um comentário